quarta-feira, março 19, 2008

Investidores assustados, mercados em polvorosa... Primeros sinais de crise

Para quem possa entender, os grandes investidores do mercado de capitais descobriram que a crise do crédito subprime (liberação de financimentos para pessoas que não possuem bom cadastro na praça e ainda com dificuldades de manter suas dívidas em dia), que originou todo esse auê, é mais profunda do que se possa compreender e já começa seus primeiros passos.
Agora, os bancos, que emprestaram tal dinheiro, já não tem como não mostrar em seus balanços o prejuízo. Tal fato, provoca uma fuga de investimentos dos aplicadores para tentar se manter no mercado, sejam eles bancos de investimentos ou empresas que operam na bolsa . Resultado: queda nas bolsas de todo o mundo por conta da globalização.

Pela manhã, as bolsas da Ásia fecharam em queda e a tarde as ações dos principais mercados europeus despencaram (a maior baixa do ano). Nova York, o centro financeiro mundial, depreciou no fechamento. Na "terra brasilis", a Bovespa seguiu os rastros dos outros mercados e apresentou forte baixa nesta quinta-feira.
O motivo de hoje foi que os preços das commodities (explicação nos posts anteriores), caíram e os investidores saíram para salvar suas posições.
70% das empresas que compõem o Índice Bovespa (o indicador da bolsa de valores de São Paulo)estão ligadas aos setores de commodities, que também é responsável por grande parte das exportações brasileiras. Exemplos de empresas: Vale, que vende minério de ferro e a Petrobras, que produz petróleo...
Se houver uma queda muito forte nos preços das commodities, que também foram utilizadas pelos investidores para especular nos últimos anos, isso pode mostrar para o Brasil a sua vulnerabilidade.
Vamos ver e apostar quanto tempo dura essa crise?....

Nenhum comentário: