quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Total de cheques devolvidos cresceu no Brasil

Cheques devolvidos são um termômetro para saber se as pessoas sabem ou não gastar com equilíbrio. Quando o Serasa solta notícias como esta é porque tudo está fora de ordem. O dado que vocês irão ler abaixo se refere o volume de cheques devolvidos em todo o Brasil. Dado ao fato que apenas 40% da população brasileira tem conta em banco e menos da metade tem talão de cheques então posso concluir que este número é alto.

Ana Luísa Westphalen - Agência Estado
SÃO PAULO - O volume de cheques devolvidos por falta de fundos em todo o País cresceu 20,5% em janeiro em relação ao mesmo período de 2008, informou nesta quarta-feira, 18, a Serasa. Segundo a empresa de análise de crédito, em janeiro foram devolvidos 22,9 cheques sem fundos por mil compensados, enquanto em janeiro do ano passado voltaram 19 por mil.

Na avaliação do assessor econômico da entidade Carlos Henrique de Almeida, o aumento da inadimplência com cheques mostra que o consumidor não foi cauteloso nas compras de Natal e optou por parcelar, não considerando as despesas sazonais de início de ano como IPTU, IPVA e matrícula escolar. Para ele, a menor oferta de crédito incentivou o brasileiro a privilegiar o parcelamento com cheque pré-datado.

Em janeiro, um total de 2,41 milhões de cheques foram devolvidos por falta de fundos, enquanto 104,98 milhões foram compensados em todo o País.

Na comparação com o mês anterior, a inadimplência com cheques aumentou 13,4%. Em dezembro, foram devolvidos 20,2 cheques para cada mil compensados.