sábado, setembro 15, 2007

Todas as crises financeiras terminam quando o tamanho total da crise se revela. De votla em 1998 com a crise do fundo LTCM com o qual um monte de gente lá fora está comparando com a atual. Aquela crise começou em agosto quando a Rússia promoveu um calote de sua dívida causando uma aprensão no mercado internacional de dívida e perdas desconhecidas de hedge funds e investidores institucionais. Chegou ao fim em Outubro quando o tamanho das perdas foi conhecido marcado pelo colapso do fundo Long Term Capital Management (LTCM).

Não há como saber se o Dow Jones irá segurar nas mínimas de Agosto ou se quer se irá lá. Mas o que se pode imaginar é que estamos no prelúdio para o segundo ato final dessa crise no qual poderá começar depois do FED começar a baixar os juros em 18 de Setembro até o meio de Outubro com o balandos dos fundos de hedge.

Espero ter contribuído e bons negócios.
Mas a crise ainda não acabou. Essa crise é resultado de uma bolha criada pelo ciclo de baixa de juros. Quando a bolha da Nasdaq implodiu em 2000 a economia americana entrou numa recessão e o FED baixou os juros jogando tudo de volta pra cima. Contudo eles colocaram os juros em patamares artificialmente baixo aumentando enormemente o suprimento de dinheiro, tornando mais fácil obter um financiamento de imóvel do que um cartão de crédito. Preços de casas subiram e se tornaram um bolha em si e agora empréstimos hipotecários são a bolha de hoje em processo de estouro. Fundo de hedge e investidores institucionais cometeram o engano de comprar débitos de hipotecas do mesmo jeito que investidores individuais cometeram o erro de comprar ações de tecnologia super valorizadas e fundos de tecnologia conhecidos como Tech Funds.

Simplificando, os problemas de crédito são o resultado de empréstimos de bancos e instituições hipotecárias para pessoas sem crédito suficiente para comprar imóveis super valorizados. Então eles venderam esses empréstimos para fundos de hedge e outros investidores institucionais.

A pressão de venda ainda não acabou. Crises financeiras vem em duas ondas. A primeira é quando as pessoas percebem que há um problema no sistema financeiro e a segunda onda é quando eles descobrem o tamanho do problema. O mercado saberá isso tão logo os resultados trimestrais de fundos de hedge saiam no próximo mês. Nas primeiras semanas de outubro sairão resultados do trimestre de julho/setembro período no qual aconteceu o colapso nos ativos. Será quando o mercado conhecerá o verdadeiro tamanho da crise com esses fundos mostrando as maiores perdas.
Ações foram atingidas novamente nessa sexta-feira com o DOW Jones caindo 249 pontos e a Nasdaq 49 pontos seguindo mais notícias economicas ruins. A economia Americana perdeu vagas de empregos em agosto deixando o mercado tão fraco quanto estava em 2001 com o mercado de FED FUND Futuro precificando 100% de chance de um corte nos juros futuros dia 18 de setembro e 40% de chance de um corte de 0,50%.

A queda de sexta-feira foi marcada novamente com ordens maciças de vendas. Tivemos uma grande queda em Julho e Agosto seguidas de um recuperação com baixo volume colocando os preços acima das médias móveis de 200 e 50 dias, médias que em "bear markets" agem como resistência. o FED novamente intervindo no mercado injetando mais de $30 bilhões para tentar segurar a crise sob controle. Mesmo assim, o sentimento do investidor internacional continua muito baixista correndo o risco ainda do mercado testar as mínimas de agosto durante as próximas 4 ou 6 semanas e se segurar poderá ainda haver uma chande de rally de final de ano.

Porém isso tudo vai depender de como a crise de subprime vai se desenrolar. O mercado de bônus de curto prazo americano sugere que realmente é muito séria. Mas na realidade nós não temos nenhum meio de saber agora qual o tamanho real do problema de subprime, não sabemos qual o tamanho das perdas. Iremos saber disso em Outubro. O sistema financeiro americano está experimentando um crise no momento. Em agosto e julho o mercado caiu forte com perdas de hedge funds relativas aos subprime, com esses fundos tendo chamadas de margens e resgates forçando-os a venderem ações líquidas pressionando o mercado para baixo, levando o mercado de ações em 16 de agosto a um pequeno crash. Naquele ponto fez com que o FED baixasse sua taxa de redesconto levando o mercado a reagir pra cima de volta.
cometário de 10 de setembro

quarta-feira, setembro 12, 2007

Começou o mês das dádivas. O mês onde todos os religiosos devem abster-se dos caminhos desviados. Coisas horríveis que aconteceram neste ano podem ser eliminadas através deste mês. Falo do Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos, onde todos podem e devem ter caminhos de excelência... Graças ao bom Deus ele nos regenera e nos mostra que somos e podemos ser subservientes a ele.
Que Allah de graças a todos nós.

terça-feira, setembro 11, 2007

Mais uma vez me sinto queimado...
A pergunta é procure emprego para melhorar a situação.

Não adianta se desesperar. não há como fazê-lo...
Sentir o peso da responsabilidade é algo que sempre foi muito difícil para mim.
Ao longo de um bom período, me senti um verdadeiro moleque levando minhas peripécias amorosas para dentro de meus trabalhos. Agora, sem emprego, vejo que as coisas estão mais corretas de enxergar. Ser moleque em espirito não dá certo.
Vejo que é necessário ser mais adulto para comerçar novamente. Do zero absolutamente. A pergunta neste momento é como procurar emprego. Como fazê-lo sem esconder meu passado de molecagens e falta de atitudes sem ferir as pessoas...
Eu magoei muito minha esposa e acho que é hora de dar o que ela sempre quis e ver o que mais preciso.
Amor.
Retomo este como uma forma de manter meus textos, o que acho que sei escrever para melhorar ainda mais minha escrita...