Mas a crise ainda não acabou. Essa crise é resultado de uma bolha criada pelo ciclo de baixa de juros. Quando a bolha da Nasdaq implodiu em 2000 a economia americana entrou numa recessão e o FED baixou os juros jogando tudo de volta pra cima. Contudo eles colocaram os juros em patamares artificialmente baixo aumentando enormemente o suprimento de dinheiro, tornando mais fácil obter um financiamento de imóvel do que um cartão de crédito. Preços de casas subiram e se tornaram um bolha em si e agora empréstimos hipotecários são a bolha de hoje em processo de estouro. Fundo de hedge e investidores institucionais cometeram o engano de comprar débitos de hipotecas do mesmo jeito que investidores individuais cometeram o erro de comprar ações de tecnologia super valorizadas e fundos de tecnologia conhecidos como Tech Funds.
Simplificando, os problemas de crédito são o resultado de empréstimos de bancos e instituições hipotecárias para pessoas sem crédito suficiente para comprar imóveis super valorizados. Então eles venderam esses empréstimos para fundos de hedge e outros investidores institucionais.
A pressão de venda ainda não acabou. Crises financeiras vem em duas ondas. A primeira é quando as pessoas percebem que há um problema no sistema financeiro e a segunda onda é quando eles descobrem o tamanho do problema. O mercado saberá isso tão logo os resultados trimestrais de fundos de hedge saiam no próximo mês. Nas primeiras semanas de outubro sairão resultados do trimestre de julho/setembro período no qual aconteceu o colapso nos ativos. Será quando o mercado conhecerá o verdadeiro tamanho da crise com esses fundos mostrando as maiores perdas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário