segunda-feira, março 10, 2008

Notícia do Terra Magazine


Negros são as principais vítimas da crise nos EUA

Carlos Drummond

Quem não é branco tem três vezes mais chance de ser um tomador de um empréstimo sub-prime - lastreado em hipotecas de má qualidade -, nos Estados Unidos, do que um americano branco, de acordo com pesquisa do Pew Research Center reportada pelo semanário The Guardian Weekly.

Ex-funcionários de empresas de crédito pessoal e familiar têm revelado que as pessoas mais vulneráveis eram os alvos preferenciais das ofertas de crédito com lastro podre. Esses créditos estão na base da crise econômica que voltou a abalar os mercados de ações no final de fevereiro.

Os mais vulneráveis, visados pelas empresas de crédito, são definidos como integrantes de minorias, pessoas desarticuladas, com nível de educação baixo, muito velhas ou muito jovens.

A falência econômica dos mais indefesos infla as estatísticas. As perdas totais da população negra dos Estados Unidos nos últimos oito anos, que incluem os da crise subprime, é calculada entre US$ 164 bilhões e US$ 213 bilhões. É a principal diminuição de riqueza para as famílias negras do período moderno da história dos Estados Unidos, avalia o Pew Research Center.

Com base nos ganhos da renda familiar de 1982 a 2004, antes da crise subprime os negros dos Estados Unidos levariam 594 anos para atingir paridade com os brancos. Agora, atingir a igualdade econômica levará muito mais tempo.