COMO ORGANIZAR MINHA VIDA FINANCEIRA? O QUE POSSO FAZER?
Os cinco passos para organizar a sua vida financeira formam uma seqüência lógica e interdependente. Localize em qual estágio você se encontra e avance rumo à organização e independência financeira. Coloquei nos posts anteriores os especialistas em problemas financeiros. Este último não é um guru , mas um sabedor de fato.
Abaixo o que consegui fazer e acredito que tenha dado certo, pois já enfrentei problemas financeiros grandes.
Primeiro Passo: Conheça os seus números
Você conhece os seus números? Este é o primeiro passo. Os ricos têm a companhia constante dos números: renda, dividendos, patrimônio, cotações e grandes negócios são todos expressos
Segundo Passo: Gaste menos do que ganha
O salário não importa, o que conta é gastar menos do que recebe. Quem tenta manter um estilo de vida acima dos seus ganhos acaba endividado e com sérios problemas. Faça um orçamento anual. Você vai perceber que a despesa de 1 ano não é o mesmo que multiplicar a despesa de um mês qualquer por 12.
Terceiro Passo: Elimine suas dívidas
Elimine mesmo. Faça um plano para acabar completamente com as suas dívidas. Quem já se organizou para conhecer os próprios números e equilibrou o orçamento também pode vencer as dívidas. Pare de fazer dívidas novas e comece a antecipar o pagamento das atuais. Em pouco tempo você organizará este ponto também.
Quarto Passo: Tenha dinheiro
Lembre-se que a diferença entre o rico e o pobre é o fato de possuir dinheiro. Perceba que somente a pessoa organizada, capaz de separar um dinheiro para cada coisa, é que consegue fazer poupança. Quem sai pagando as contas para poupar o que sobrar, descobre que nunca sobra nada. Acostume-se a ter dinheiro. Dinheiro guardado e rendendo.
Quinto Passo: Valorize as pessoas
Lembre-se de que dinheiro chama dinheiro, mas não chama para um cineminha. A regra é amar as pessoas e usar o dinheiro. O dinheiro não pode ser um fator de stress, mas sim um gerador de estabilidade nos relacionamentos.
Organize-se financeiramente. Faça as pazes com o seu dinheiro e depois transforme esta tranqüilidade em bons frutos nos seus relacionamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário