sábado, dezembro 08, 2007

Miles Davis: O gênio do jazz

Pela primeira vez vou falar de jazz neste blog. Desde que aprendi a ouvir boa música, após um longo na "escuridão" de um gênero um tanto quanto sombrio resolvi encarar coisas novas depois que sai, pela primeira vez, deste país que amo.

Como todos sabem sou fã da cultura norte-americana e do way of life daquele país. Nele aprendi a ouvir jazz. Fui a pubs, jazz clubs entre outros lugares ouvir a boa música. Nessas minhas idas e vindas ouvi pela primeira vez John Coltrane. Fiquei louco. Paixão à primeira vista.

O jazz me mostrou que instrumentos de sopro são as maravilhas da música. Até gosto da guitarra, baixo, mas creio que o instrumentos de sopro me fazem sentir melhor a respeito do que quero do mundo. Calma e atitude são coisas que faltam muito às pessoas deste mundo. Encontro isso no jazz.

Quando definitivamente me engajei ao gênero não parei mais de ouvir. Coltrane, Miles Davis, Art Blakey, Bill Evans entre outros fazem parte de minha coleção de tantos cds. Ouvir jazz é ouvir o entendimento de grandes músicos, como os que já citei. É interessante. Mostrou-me um novo caminho. Uma nova posição quanto ao que posso entender de música. Não que não goste mais de outros gêneros, como hip hop, brazilian music em geral, mas creio que jazz é um doce que não dá mais vontade de tirar da boca. (hahaha).

Dicas
Miles Davis, o músico é fora de série. Quem não ouvir falar dele. Se puderem ouçam Kind Of Blue. Para mim é antológico. O mais perfeito álbum de jazz já produzido por músicos do gênero. Vou dando mais toques ao longo dos finais de semana.

Nenhum comentário: