sábado, dezembro 08, 2007

Ações da Net caem por conta das novas regras da Anatel

As ações da Net sofreram forte queda após a notícia divulgada na última quarta-feira (5) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) referente ao novo regulamento sobre direitos dos clientes de TV por assinatura.

O novo regimento, que proibirá a cobrança pelo ponto extra de recepção dos sinais e entrará em vigor a partir de junho de 2008, não foi bem recebido pelo mercado e, em conseqüência, os papéis da companhia acabaram sendo penalizados.

Depois do fraco desempenho dos ativos na última sessão,analistas de diversas instituições comentaram o novo regulamento e mostraram opiniões diferentes sobre os possíveis impactos do anúncio para a Net.

Perda de receita
Segundo a corretora Ativa, o novo regimento da Anatel implicará redução de receitas das empresas de TV paga, o que é prejudicial para a Net. Embora a companhia não discrimine o percentual das receitas obtidas através da cobrança do ponto extra, os analistas estimam que o valor seja de cerca de 3% a 5% da receita total anual da empresa.

Além disso, os analistas lembram que o novo regulamento também afeta os concorrentes da empresa, não alterando em nada o quadro das empresas de TV paga no país, em que a Net ocupa posição de destaque.

O Credit Suisse reitera a recomendação outperform - acima da média - para as ações da empresa e estima um preço-alvo de R$ 37,00, deixando um potencial de valorização de 48% para o final de 2008

No entanto, os analistas acreditam que as medidas vão incentivar as companhias a buscarem uma maior eficiência operacional, uma vez que elas serão punidas através de deduções das mensalidades por falta de sinal em um período prolongado.

Nenhum comentário: