segunda-feira, março 24, 2008

Governo quer restringir o crédito

O governo federal começa a dar sinais de querer restringir o crédito para conter a subida de preços causada pelo aquecimento da demanda. A economia de um país é estilmulada por uma série de fatores e entre eles o consumo. Quanto maior a procura por bens maior é a sua produção e, pelo óbvio, quando há mais dinheiro sobrando no bolso há mais vontade de se consumir.

O consumo se dá por qualquer coisa. Desde a compra de um simples iogurte sofisticado, um veículo ou mesmo uma casa. Quem estimula o consumo? O governo com suas medidas econômicas. Vimos isso recentemente quando a equipe econômica do governo Lula lançou iniciativas para dar dinamismo à economia.

Juros mais baixos para compra da casa própria, aumento do prazo de financiamento entre outros foram as medidas baixadas pelo governo e que deram resultado. Agora, o governo que lançou tais medidas já fala em dar passos para trás e quer restringir o crédito com o argumento de querer "desestimular" a inflação crescente. A inflação chegou porquê? Por conta do aumento do consumo. E o consumo chegou porquê ? Por conta do aumento dos bens disponíveis e assim vai...

Uma vez restrito o crédito todas as classes são afetadas mas em especial as C,D e E.

Nenhum comentário: