Entendendo a Bolsa de Valores
Conforme prometido venho por meio deste explicar como funciona o "modus operandi" de uma bolsa de valores. As regras são praticamente as mesmas em todas as bolsas do mundo. Por conta do perde e ganha diário, e isso é inevitável, creio que o melhor caminho para se entender de mercado financeiro é conhecendo os mecanismos que nela podemos usufruir.
Detalhe, para quem habitualmente já sabe sobre o que é bolsa não se preocupe que irei aperfeiçoando as informações sobre mercados. Creio que devo inaugurar um centro de estatísticas.
Inicialmente, farei uma "tradução" dos dialetos para que se percebam como funciona e, ao longo da semana, as diretrizes do mercado.
A Bolsa de Valores é uma associação civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que pode ser caracterizada como um veículo em que as empresas de pequeno, médio e grande porte obtêm capitais de forma mais barata que com empréstimos ou com investidores particulares. É nela que se vendem e se compram ações sem precisar de porcentagem mínima. Qualquer um pode investir, devendo apenas saber que o mercado oscila: pela manhã a ação pode valer milhões; à tarde um terço desse valor ou então dobrá-lo ou ainda mantê-lo.
Mas não são apenas as empresas e os investidores interessados nesse setor. A Bolsa de Valores é extremamente importante para o crescimento de um país, já que possibilita o acesso ao capital numa área com capacidade empreendedora.
A diferença entre países desenvolvidos e em desenvolvimento está refletida no mercado financeiro: se, por um lado, as empresas de pequeno porte dos Estados Unidos conseguem acesso ao capital (dinheiro) para desenvolver o seu negócio e geram mais empregos; por outro lado, há nações que não investem nas pequenas empresas e deixam de criar oportunidades. O crescimento empresarial faz o país se desenvolver e a economia se fortalecer. Por esse motivo a Bolsa de Valores é monitorada e acompanhada diariamente por governantes e administradores, pois ela é capaz de identificar e mudar os rumos econômicos de um Estado.
Pregão: Modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, ou seja, é a forma que a bolsa de valores ou os órgãos públicos (prefeituras, governos estaduais ou federais) têm para selecionar uma empresa ou um produto que deseja comprar, desde que atenda a todas as especificações pedidas. Cada dia de funcionamento da bolsa, quando se vendem e compram ações, é um pregão.
Bolsa em alta: Quando o índice de fechamento do pregão é maior que o do pregão anterior. O contrário disso é chamado de "bolsa em baixa". Já a "bolsa estável" é quando o fechamento de dois pregões mantém o mesmo índice.
Ação: Porcentagem de uma empresa que mede quantos sócios ela tem, qual é majoritário (tem mais ações), qual é minoritário, qual a participação de cada um.
Corretoras: Instituição que compra e vende ações, negocia valores mobiliários.
Dividendos: Divisão dos lucros entre os acionistas, mantendo a proporção da quantidade de ações que eles possuem. A companhia deve distribuir pelo menos 25% do lucro líquido ajustado.
Subscrição: Aumento de capital definido por uma empresa por meio de novas ações para obter mais recursos. Pelo Direito de Subscrição, os acionistas podem comprar essas novas ações antes de outros investidores, na proporção que lhes for destinada, com preço e prazo decididos pela companhia.
Formador de mercado: Profissional ou empresa que garante liquidez mínima e referência de preço; pode ser contratado por companhias abertas, acionistas ou empresas controladas; mantém compra e venda de ações negociadas nas bolsas; não pode ter acesso a informações privilegiadas da empresa contratante.
Para quem deseja operar no mercado de capitais, é fundamental entender a economia do país, os indicadores financeiros (dólar, inflação, desemprego, juros bancários, níveis de produção que tenho mostrado por aqui nos (últimos dias ), os fatores que influenciam o mercado e as situações políticas que geram insegurança para a área econômica. Como os países e as bolsas podem ser influenciados de maneiras diferentes, são de extrema importância a leitura constante e o domínio de assuntos referentes à economia.
Para que esse texto não fique muito grande farei outra postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário