SÃO PAULO - A exemplo das últimas semanas, a terceira semana de junho começou com desvalorização do iene. A moeda japonesa atingiu novo piso histórico frente ao euro, com cotação de ¥165,50 frente à moeda européia, nesta segunda-feira (18).
O iene também sofreu fortes desvalorizações frente ao dólar australiano e da Nova Zelândia, atingindo os menores patamares em mais de quinze anos. Na última sexta-feira (15), o Bank of Japan decidiu manter a taxa básica de juros local em 0,5% ao ano, a menor taxa de juros entre os países desenvolvidos.
O diferencial entre rendimentos de ativos japoneses e do resto do mundo faz os investidores aplicarem no exterior, com financiamentos em iene. Estas operações, denominadas de carry trade, estimulam a saída de divisas do país asiático e força a desvalorização da moeda japonesa.
Para os analistas, a tendência é que a moeda japonesa enfrente novas desvalorizações, já que as projeções do mercado apontam para elevação dos juros japoneses apenas no segundo semestre.
Iene em queda
No pregão desta segunda-feira o iene opera em alta de 0,02% frente ao dólar norte-americano. Com isso a desvalorização acumulada do iene no ano é 3,67% frente ao dólar, visto que no final de 2006 o iene estava cotado em 119,08.
Nenhum comentário:
Postar um comentário